Promover aos profissionais conhecimentos específicos em Microbiologia Clínica na parte teórico, prático e técnico. Ampliar e reciclar conhecimentos de novas rotinas Laboratoriais, obtendo uma visão crítica e atualizada dos procedimentos de diagnósticos microbiológicos, epidemiológicos e mecanismos de resistência antimicrobiana dos agentes mais relevantes em infecções relacionadas aos cuidados com a saúde. Além de capacitar na emissão de laudos, discussão clínica, treinamento e práticas nas metodologias microbiológicas.
Conteúdos abordados
- Morfologia, estrutura da célula bacteriana, nutrição, crescimento, processo bioquímico, ação dos agentes físicos, químicos sobre populações bacterianas.
- Genética de microrganismos.
- Família enterobacteriaceae, bacilos gram negativos não fermentadores da glicose.
- Neisseria, Haemophylus e outras bactérias de interesse em microbiologia médica humana.
- Micobactérias.
- Anaeróbios.
- Gêneros Staphylococcus, Enterococcus e Streptococcus.
- Métodos de coleta, transporte, processamentos de amostras biológicas para diagnóstico laboratoriais e normas CLSI.
- Drogas antimicrobianas, mecanismo de ação, sensibilidade e resistência.
- Resistência Bacteriana - Interpretando o antibiograma e mecanismos de patogenicidade das bactérias e infecção hospitalar.
- Automação em microbiologia.
- Biologia geral dos fungos, estrutura da célula fúngica, morfologia, reprodução, nutrição, crescimento e metabolismo.
- Propriedades gerais dos vírus; estrutura, morfologia, classificação viral, replicação viral, patogenia das infecções virais, diagnostico viral, controle das infecções virais.
- Metodologia da pesquisa científica.
» Ursula Nunes Rauecker › Doutora e mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Medicina Veterinária pela UFG. Professora nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia de Alimentos da UFG e Educação Física da Faculdade da Polícia Militar (FPM). Professora no curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora do curso de especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico do INCURSOS desde 2013, responsável pelos módulos de Anaeróbios e Microbiologia de Alimentos. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Microbiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação microrganismo-hospedeiro, diagnóstico molecular de doenças infecciosas, avaliação da expressão gênica, transcriptômica e imunologia.
» Sulemar Maria Lina de Moraes › Especialização em microbiologia clínica pela (UFG). Responsável técnica da seção de microbiologia do Laboratório Núcleo.
» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pela Faculdade Monte Pascoal (FMP/RS). Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR). Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR). Professor no Ensino Superior. Farmacêutico Clínico e Esteta. Consultor em Assuntos Regulatórios Junto a ANVISA. Pesquisador em Ciências da Saúde. Membro da Comissão de Serviços Clínicos do CRF/GO. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
» Celio de Faria Junior › Farmacêutico-bioquímico especialista em microbiologia clínica (PUC-GO) e mestre em biologia microbiana (IB/UNB). Experiência profissional obtida em importantes instituições de saúde, tais como: Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Santa Luzia (HSL) e LACEN- DF (Programa de Resistência Bacteriana - laboratório de referência para 7 estados e o Distrito Federal - Portaria GM/MS no 3120/2013), atuando como microbiologista clínico. Apresenta capacitação em: Identificação de Bactérias e Fungos (manual, automatizado e molecular - MALDI-TOF e sequenciamento de gene 16s rDNA); Detecção fenotípica de resistência bacteriana - LEMC-SP; Genotipagem por PFGE, Rep-PCR, RAPD e MLST - FIOCRUZ-RJ e UNB; Detecção molecular de resistência bacteriana e genes de virulência - FIOCRUZ-RJ, LEMC- SP e UNB; Epidemiologia Molecular das Doenças Infecciosas e Parasitárias Emergentes (XIV Epimol) - FIOCRUZ-BH; e Otimização de dosagens de antimicrobianos em pacientes críticos usando princípios de PK/PD - Stanford University. Atualmente é microbiologista HRPL/SES-DF; consultor em resistência bacteriana da ANVISA pela CATREM; e membro do Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing - BrCAST. Além disso, realiza consultoria para otimizar laboratórios de microbiologia.
» Angelma Genaro › Doutora e Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bacharel em Farmácia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Coordenadora e docente do curso de Farmácia da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) em Aparecida de Goiânia. Docente do curso de Farmácia da Faculdade Objetivo e da Universo em Goiânia.
» Ana Cláudia Alves de Oliveira Santos › Mestre em Medicina Tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da (UFG). Graduação em Biomedicina pela Faculdade Padrão. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica.
» Ailton José Soares › Especialização em Microbiologia pela (UFG).
› Sulemar Maria Lina de Moraes
Especialização em microbiologia clínica pela (UFG). Responsável técnica da seção de microbiologia do Laboratório Núcleo.
Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.
Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.
Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
Através de formulário próprio acompanhado de:
Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.
* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.